Muros de Concreto

Palanques e Mourões de Concreto

Sem Comentários

Palanques e mourões de concreto são a forma mais econômica de cercar e proteger a sua propriedade. Confira algumas questões importantes que impactam na qualidade dos produtos e serviços na conclusão de projetos com este tipo de perfil.

Primeiramente, vamos definir o que são exatamente mourões e palanques, seus tipos, utilidades e suas demais diferenças.

O que é um mourão?
Trata-se de uma estaca que pode ser fabricada com diferentes materiais. Ela serve para dar sustentação para as cercas.

Como ele é usado?
Seu funcionamento pode variar dependendo do material de que é fabricado. Com mourões de concreto, por exemplo, é necessário cavar o solo no mínimo quarenta centímetros e assim fixá-los. Depois de fixados, neles se amarram a tela, o arame farpado ou qualquer outro material do qual a cerca seja constituída.

Quais as diferença entre mourão e palanque?
Não há diferença. O que se chama mourão, em outros lugares do país se denomina palanque.

Quais os tipos de mourão?
Existem três tipos:
Retos: oferecem proteção de dois metros para a cerca. A depender do material em que são fabricados, podem ser maiores, caso seja preciso cavar o solo para garantir sustentação.
Curvos: assim como os mourões retos, oferecem proteção de dois metros para a cerca. A isso soma-se, em sua parte superior, uma proteção curva em torno de  quarenta centímetros em que se emprega arame farpado. A parte curva deve estar sempre voltada para dentro do terreno.
Mourão esticador: costuma ser empregado em cercas que protegem terrenos onde há curvas. Com a ocorrência delas, a firmeza da cerca pode ficar prejudicada. Com isso, costuma-se usar dois mourões esticadores para que a cerca fique ainda mais estável e segura.

Quais os materiais usados para fabricar mourões?
Madeira: apesar de ser durável, a madeira é uma opção de custo elevado e pouco sustentável. Além disso, deve-se ficar atento à ocorrência de pragas, como cupins, por exemplo.
Aço: o aço costuma ser um material mais leve e até mais seguro para a cerca, pois não existe risco de pragas ou de incêndio.Ele também diminui as chances de acidentes em decorrência de queda de raio devido a sua capacidade de aterrar descargas atmosféricas. Costuma ser mais caro do que mourões de concreto e de madeira e mais barato do que os fabricados em madeira plástica.
Madeira plástica: é um material produzido a partir de resíduos de diversos tipos de plástico. Quando pronto, ele é pigmentado para se parecer com a madeira. Muitas são as vantagens de seu uso. É um produto sustentável, pois evita o corte de árvores. Além disso, não pode ser corroído nem destruído por pragas. Pode durar até cem anos. Em contrapartida, seu preço é mais elevado do que o dos demais e, dependendo do material usado na fabricação, pode-se ter problemas com gases tóxicos.
Concreto: são fabricados com argamassa de concreto e costumam ser resistentes às intempéries. Requerem a necessidade de se fazerem buracos no solo para que possa ser fixado.

Como calcular a quantidade de mourões para a sua cerca?
Entre em contato com os consultores da Valbez! Nossa equipe terá uma enorme satisfação em lhe auxiliar em tudo o que for necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Posso ajudar?