Muros de Concreto

Tipos de mourões

São vários os tipos de mourões — peças comuns na construção de cercas rurais e até industriais. E não podia ser diferente, pois são fabricados com materiais resistentes capazes de suportar sol, chuva, peso e sustentar a cerca por muitos anos.

É fácil encontrar mourões de diferentes tipos como os retos e curtos e cada um é indicado para um tipo de construção específica. Saiba mais sobre eles e descubra qual é o modelo de mourão ideal para as necessidades da sua obra.

 

O que é o mourão?

Os mourões são peças pré-fabricadas, também conhecidas como palanques ou estacas. Produzidas com diferentes tipos de materiais, elas podem ser utilizadas em construções residenciais, industriais e rurais.

Embora sirvam para dar mais sustentação a cercas de sítios, jardins, chácaras e demais áreas de cercamento, seu funcionamento varia dependendo do material de que é fabricado.

O mourão de concreto, por exemplo, é necessário cavar o solo a uma profundidade mínima de quarenta centímetros antes de fixá-los. Depois disso, é necessário amarrar a tela ou  outro material utilizado para a construção da cerca.

Leia também: CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE LAJES DE CONCRETO

Principais vantagens dos mourões  

O mourão oferece diversas vantagens, como a alta resistência, durabilidade e impermeabilidade. Essa peça também é uma boa opção bastante ecológica, pois evita o desmatamento e corte madeira para a fabricação da peça.

Além disso, ela ainda proporciona outros benefícios, sendo que os principais deles são:

  • Podem ser reaproveitados em outros terrenos;
  • Resistentes a incêndios e fungos;
  • Custos reduzidos;
  • Padronização;
  • Simetria.

Tipos de mourão

De maneira geral, existem três tipos de mourões. Cada um deles apresenta características específicas e são indicados para diversos tipos de obra. Veja abaixo quais são eles e as principais informações de cada um:

 

Retos

O mourão do tipo reto oferece proteção de dois metros para a cerca. No entanto, a depender do material em que foi fabricada, a peça pode ser maior se for preciso cavar o solo para proporcionar mais sustentação.

 

Curvos

Assim como o tipo anterior, os mourões curvos, oferecem proteção de dois metros para a cerca. A diferença é que, em sua parte superior, a proteção faz uma curva de quarenta centímetros onde se emprega o arame farpado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Posso ajudar?